O coronavírus pode sobreviver entre dois a três dias em materiais como o plástico e o metal inoxidável. De acordo com um estudo realizado por investigadores do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas e da Universidade de Princeton, ambos dos Estados Unidos.

O estudo analisou o tempo de vida do novo coronavírus fora do organismo humano. Os resultados sugerem que a duração do Covid-19 depende da superfície em questão. Podendo sobreviver durante três horas no ar e durante quatro em materiais feitos de cobre. Relativamente ao papel, o tempo de sobrevivência do vírus é de 24 horas.

No final de Janeiro, surgiram as dúvidas sobre a transmissão do coronavírus através de objetos vindos da China. A hipótese foi rapidamente afastada, uma vez que o tempo dos objetos chegarem ao seu destino era suficiente para eliminar qualquer vestígio do vírus.

A pesquisa indicou que o Covid-19 permanece ativo em superfícies e materiais diferentes. Tais como o cartão da caixa de pizza ou uma maçaneta de metal. Contudo, ainda será necessária a realização de mais estudos para verificar se a infecção pode ocorrer através de superfícies ou através do ar.